TV Tóquio

Hoje em dia, muitos brasileiros amarrados em anime devem ter o conhecimento da TV Tókio, que é o maior canal de anime do Japão. Para matar a curiosidade de muitos, fiz uma matéria especial sobre o canal, mostrando o seu envolvimento na indústria como também algumas moderações que andam aplicando em seus animes.

Prédio da sede da TV Tókio

TV Tókio

TV Tókio é uma pequena emissora livre localizada na cidade de Tóquio. Utiliza o canal 12 no análogo e o canal 23 na digital. O que se destaca principalmente diante das outras estações, é que ela é a mais especializada em animes, sendo a maior transmissora de animes do Japão.

Como exemplo, os principais animes que passaram foram Pokemon, Love Hina, Cowboy Bebop, Evangelion e Slayers. Os sucessos atuais como Naruto e Bleach também passam lá.

Naruto é o atual sucesso número 1

História

Fundada em 1964 como um canal educacional que transmitia aulas de ciências, era um canal comercial que não exibia propagandas. Devido a isso, ela teve um enorme prejuízo que lhe obrigou a fazer uma reestruturação interna. Em 1967, foi estabilizada como Tókio 12 Channel Production, e em 1969, o jornal Nihon Keizai Shinbun ganhou a posse sobre a estação. Hoje ela faz parte da rede TXN (TV Tókio Network).

Animes na TV Tókio

Desde antigamente, o canal dá um grande valor para a transmissão de animes para todos os gostos, desde infantil até os mais adultos. Comparado com outros canais abertos, ela é a que mais exibe animes no Japão.

Um dos seus principais hits dos anos 90 foram Pokemon e Neon Gênesis Evangelion. Muitos dos seus sucessos conseguiram obter mais de 10% de audiência, o que é uma ótima pontuação para um anime. Com o sucesso de Love Hina, que passava de madrugada, chegou a passar as 10:30 da noite, mas o resultado não foi satisfatório.

Evangelion

 

Anime não é mais o mesmo

Infelizmente para a TV Tókio, anime de hoje em dia já não é mais o mesmo se comparado com os tempos de sucesso. Os animes já não estão conseguindo mais chamar a mesma audiência de antes, graças a alguns fatos modernos como:

  • Baixa taxa de nascimento.
  • Crianças ocupadas com cursos e atividades escolares.
  • Facilidade de programar a gravação de vídeo.
  • Novas formas de se distrair como a Internet.
  • P2P e outros meios de assistir sem pagar pela Internet.

Com essa triste realidade que anda prejudicando a indústria japonesa, TV Tókio resolveu adiantar a programação de anime para mais de 30 minutos neste ano (2006), de 6:00 da tarde para 5:30. Tirando os animes do maior tempo possível do horário nobre, ela agora exibe outros programas de variedades, e a coisa pode piorar ainda mais. Detalhe que isso não é exclusividade da TV Tókio, e outras estações estão fazendo o mesmo.

Slayers

 

Anime para adultos

Além da sua programação de anime infantil de manhã e tarde, é exibido também a sua programação de adult swin, que passa anime adulto de madrugada. Os animes de horário adulto já existiam há muito tempo no Japão, mas virou moda mesmo só em aproximadamente 1997, passando animes como Eat-man, Those Who Hunt Elves, Maze e Berserk. Note que o “anime adulto” que falo é anime voltado para os adultos e adolescentes, e não anime pornô/hentai.

Mesmo que passe em horario ruim, TV Tokyo e outras emissoras respeitam muito estes animes e fazem o máximo possível para não interferir na sua programação original em casos urgentes. Isso ocorre porque as emissoras de televisão são pagas pelas produtoras para exibir estes animes de madrugada, pois o comercial deste horário não daria para cobrir nem uma pequena parte do custo de produção. Mesmo assim, em muitos casos, a própria emissora patrocina o projeto do anime.

Love Getchu!

Diferente dos animes infantis que podem arrecadar com as vendas de brinquedos, acessórios, royalty, etc, estes dependem muito da venda de DVD para não ficar no vermelho. Em muitos casos, para um anime ganhar uma continuação, dependeria muito da venda de DVD, e não em popularidade (que também influência, mas não adianta se não vender nada).

 

Censura da TV Tokyo

Infelizmente não é só no Brasil que existem censuras, e a TV Tokyo é uma das mais rigorosas no quesito de censurar os animes desde o incidente de Pokemon. Claro que, como dá para se imaginar, o nível de censura não é tão pesado quanto o Brasil, e eles já são censurados na fase de produção.

Tudo começou pelo episódio 38 de Pokemon, que ao exibir um efeito de luz de uma explosão, fez com que muitas crianças fossem parar no hospital com ataques epiléticos. No Japão, isso é conhecido como “Pokemon Shock”.

Depois de vários processos, foi obrigado a moderar os seus animes, aplicando algumas regras básicas em muitos animes, como por exemplo, o aviso de assistir o anime em local aberto e claro.

Com influência da crise, TV Tokyo começou a implantar seriamente novas regras nos seus animes como não exibir cenas de violência infantil, sexo, nudez e roupa de baixo. A regra é aplicada também nos animes adultos.

Isso acabou restringindo o conteúdo de muitos animes hardcore, e muitas produtoras acabaram fugindo da TV Tokyo para evitar esta censura. Esse regime acabou incentivando a moda de anime UHF, pois muitos canais regionais não pegam pesado em programação de horário adulto. Mas nem todos saíram ganhando com isso, muitos fãs, principalmente os que moram no interior, não conseguem assistir os canais regionais, e muitos são obrigados a pagar por canal pago para assistir animes de qualidade sem censura.

Pokemon Shock

Lamune, exibido em UHF

Animes em outras estações

TBS – Este é mais famoso em exibir anime hardcore, no estilo moe, típico anime cheio de mulheres que agradam o otaku. (Blood+, FullMetal Alchemist, Gundam Seed)

Fuji TV – Pouca quantidade de anime. Costuma exibir animes para todas as idades, mas geralmente é voltado ao gosto do telespectador normal. (Digimon, One Piece, Chibi Maruko-chan)

TV Asahi – Da mesma forma que Fuji TV, este exibe poucos animes, e geralmente são para quem tem um gosto normal. (Crayon Shin-chan, Doraemon, Pretty Cure)

Nippon TV – Canal com pouca quantidade de anime. Mesmo assim, alguns dos seus poucos animes costumam ser bons. (Detective Conan, Black Jack)

NHK – Canal educacional do Japão, estilo TV Cultura do Brasil. Esse exibe apenas animes para a garotada. (Major, Card Captor Sakura, Tsubasa)

 

About these ads

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.